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Valter Rito - Social Media e Especialista em Inteligência de Mercado e Marketing

Valter Rito - Social Media e Especialista em Inteligência de Mercado e Marketing

O que empresários e profissionais de midias digitais devem saber.

Uma breve explanação sobre o marketingo digital. Área tão promissora mas com grandes polêmicas também.

Por Valter Rito dia em Marketing Digital

O que empresários e profissionais de midias digitais devem saber.
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Tenho me deparado muito com esta pergunta nos últimos meses, seja com alunos em diversas cidades do Brasil ou até com clientes de diferentes ramos de atuação. Porém existem algumas nuances e coisas que devemos considerar nesta área que é importante levantar.

Sabemos que o marketing digital cresceu muito nos últimos anos e com isso a  demanda também, quando as empresas enxergaram uma nova forma de comercializar seus produtos e serviços na internet que por muitas vezes pode ser mais efetiva e mais barato. Claro que o marketing tradicional não deve nunca ser desmerecido, mas sim somado com o digital.

Sabendo disso a demanda começou a aparecer e com ela empresas e profissionais começaram a se especializar na área. Muitas até hoje oferecendo um serviço de qualidade, mas, outras muito a quem do que deveria ser. E é justamente aí onde aparecem os “sobrinhos” ou “vizinhos”, ou até mesmo agências que pela grande quantidade de clientes que atendem, não conseguem mais oferecer um serviço de qualidade. Os exemplos são inúmeros: pessoas vendendo páginas, empresas vendendo likes e seguidores, ou oferta de um serviço simplesmente de postagem e a agência diz ser gestão em mídias sociais, e pior ainda, a empresa paga por um serviço que muitas vezes espera resultado e assim não tem pela agência não saber executar e nem planejar as atividades. Me deparo em muitas vezes com este tipo de situação que é muito latente em todos as cidades de nosso país.

E o outro lado da moeda? Como funciona? Empresários que por muitas vezes não entendem um verdadeiro serviço de marketing digital, querem pagar pouco para ter grandes resultados, ou até não querem ou não tem a prática de investir em marketing, ou pior ainda: quando acontece a tão famosa crise, qual o primeiro setor que eles contam? Pois é, aconteceu já comigo e acredito com muitas agências e freelas também. Mas nesse caso,  tive que mostrar para a empresa que se ela não manter o marketing em dia, será pior ainda, e isso é fato.

Todos estes fatores são muito reais hoje em dia no Brasil, existem problemas do lado da empresa e do lado dos profissionais que ofertam o serviço de marketing digital ou mídias sociais. A questão que devemos buscar hoje em dia é DIFERENCIAL e RESULTADO. Como também as empresas que ofertam serviços de marketing digital, devem ter argumento e experiência para passar para o cliente também. Pois é como eu sempre falo: saiba muito bem o que você vai falar para o empresário, pois ele está acreditando em sua palavra, em sua experiência, então deixe muito claro para ele que não é mágica, mas como também não fale coisas sem fundamentos.

Então deixo aqui duas dicas importantes seja para você que é empresário que busca um serviço de qualidade e para você freelancer ou agência:

1.       Dica para empresários: busque referência, indicação, às vezes ajuda muito. Faça contratos de médio prazo, porém com cláusulas bem claras de ambas as partes. Dê oportunidade e liberdade para o profissional trabalhar, pois ele sabe o que faz, pelo menos é isso se você contratou de forma correta. Como também não complique ou atrapalhe o processo criativo, veja a agência ou profissional que você contratou como um aliado e não como um oponente. Peça para o mesmo definir uma linha padronizada de trabalho de acordo com suas necessidades. E o mais importante: deixe muito claro quais seus objetivos no meio digital, ele precisa entender também. Entenda que as coisas não caem do céu, e que não é da noite para o dia que você terá resultados. Lembre-se: 5, 10, ou 15 anos que sua empresa tem, não se resolverá em um mês de trabalho do profissional de mídias digitais ok? E que redes sociais não é local para VENDER, mas sim relacionar para depois aí sim, ativar vendas. È preciso ter paciência, porém, cobre resultados.

 2.       Para agências ou freelancers: Dica: a quantidade de profissionais que fazem tudo do mesmo jeito é GRANDE por aí, então a estratégia é: ofereça o que eles não estão ofertando. Uma coisa que coloco como prática a cada início de ano, é que faço uma análise de mercado para saber como devo atuar naquele ano, e para o ano de 2018, identifiquei que devido a crise, as empresas estão buscando RESULTADOS. Então a partir do momento que comecei a oferecer resultados de acordo com os objetivos dela, consegui ter uma quantidade de clientes fiéis, pois eu via muitas agências preocupadas com quantidade de cliente do que a qualidade constante em mantê-los. Sendo assim, veja o que o mercado oferece e não só coloque no seu portfólio de serviços às quantidades de posts, os pacotes com valores etc. saia da zona de conforme e inove, ofereça algo novo e atrativo para eles. Foi assim que venho fazendo, coisas que lá traz eu via que dava resultado, hoje não se aplica mais, porém, busquei algo novo para atrair as empresas. Exemplo: em 2015, eu identifiquei que os pequenos empresários queriam e precisavam do marketing em geral sem sua empresa, então eu vendia para eles uma mini agência de marketing que oferecia tudo que eles precisavam com um valor mensal fixo, e isso nos rendeu vários contratos. Hoje, com a gama de serviços que sabemos que existe, não é mais viável, então ofereço um serviço moldado às necessidades deles e com foco em seus objetivos, acionando as ferramentas e profissionais de acordo com cada projeto. Então o serviço não é como uma prateleira que mostro a todos os clientes analisa um a um e verifico a melhor possibilidade para ele, e isso tem gerado bons frutos.

 O marketing digital proporciona para empresas ótimos resultados, além de interatividades com seus potenciais clientes, então se você é empresário, não deixe de ter presença digital, pois é lá onde seus clientes estão. Mas cuidado com os pseudos-gurus que prometem você enriquecer em menos de 7 dias, Hahaha.

 E para você que é profissional da área, saiba que existe uma grande oportunidade para sua atuação, pois no marketing digital as possibilidades são imensas. Uma dica para quem tá começando: as pequenas e médias empresas são um ótimo nicho. No Brasil existem 6,4 milhões de estabelecimentos. Desse total, 99% são micro e pequenas empresas (MPE). As MPEs respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado (16,1 milhões). Fonte: Sebrae São Paulo - 07/06/2018

Outra oportunidade é definir bem os serviços ofertados: gestão estratégica de redes sociais, design, sites, estratégia de SEO, inboundmarketing, campanhas de Ads e muito outros. Basta você definir quais serviços é de sua especialidade ou de sua equipe, fazer uma pesquisa de mercado local para ver como profissionais e agências estão cobrando e estudar claro rrssrssrs para aprender como fazer. Em seguida ganhar portfólio, caso não tenha, ou seja, atuar com seus serviços para algumas empresas inicialmente. E no começo, às vezes é até interessante iniciar com uma empresa de um familiar, ou ofertar através de permuta etc. Mas não esqueça, valorize o seu trabalho, neste caso até fazer parceria com quem já faz este serviço é bastante interessante para ganhar experiência e portfólio também.

Espero que tenha gostado dessas dicas. Pratique e crie seu diferencial.

Valter Rito.

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Já temos 2 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Rosa Façanha

Rosa Façanha

Muito interessante! Gostei muito
★★★★★DIA 25.06.18 13h36RESPONDER
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Valter Rito

Valter Rito

:)

★★★★★DIA 23.07.18 22h14RESPONDER
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