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Como transformar seguidores em clientes no INSTAGRAM.

O processo de compra passa por etapas: pesquisa, análise, comparação e fechamento. E no meio digital não é muito diferente, por isso chamamos de Jornada de Compra do Usuário. Nossos possíveis compradores ou prospects percorrem algumas etapas antes de concluir a compra.

E a pergunta clássica: em quanto tempo começarei a vender pelo Instagram? Mas, a questão não é o tempo, mas sim o que você está fazendo para promover a venda.

Eu sempre falo que: para vender, exite 3 etapas de estruturação empresarial no digital: visibilidade, autoridade e vendas.

·        VISIBILIDADE: primeiramente antes de tudo, a empresa precisa se posicionar, ser vista, ou seja, fazer com que as pessoas saibam que ela existe. E neste processo uma dica muito importante: não ponha todos os ovos em uma cesta só, não tenha apenas um perfil no Instagram, já que atualmente é a rede preferida dos empresários, mas, esteja também no Facebook, Google ou Linkedin, vai depender de onde seus clientes também estão;

·        AUTORIDADE: depois do processo de divulgação, chegou a hora de tonar-se referência, ou seja, as pessoas precisam saber que seus produtos ou serviços são bons. Chegou a hora de mostrar seus diferenciais, pontos fortes etc.;

·        VENDAS: e por fim ativar vendas. Depois que os seguidores já te conhecem, sabem que os serviços ou seus produtos são bons, agora você deve mostrar a eles como comprar de você. E neste processo usar gatilhos mentais pode ser muito bom também.

Vou citar um case meu mesmo, em vez de mostrar outra empresa.

Bem, no caso eu sempre estou postando em grupos de WhatsApp e nas outras redes sociais onde tenho conta, participando de debates, ministrando cursos, treinamentos, fazendo lives etc. Este processo é a divulgação de meus conteúdos e massificação de autoridade, pois quanto mais me posiciono e me mostro, as pessoas vão saber mais sobre Valter Rito, mostrando dicas e principalmente como resolver seus problemas, suas dores.

Então eu deixei meu perfil no Instagram posicionado com informações estratégicas, sendo elas:

1.      PALAVRA-CHAVE: no Instagram o nome de seu perfil pode ser uma palavra-chave que represente seu negócio para facilitar nas buscas do Instagram;

2.      BIOGRAFIA: bem detalhada e explicativa sobre o que você ou sua empresa faz;

3.      CONTEÚDOS: segmente seu conteúdo de acordo com sua persona. Planejamento do que postar, quando e o que é fundamental para atrair novos seguidores;

4.      HARMONIZAÇÃO do perfil: mantenha uma paleta de cores nos posts, destaques, foto do perfil. Seu Instagram é a imagem de sua empresa no digital, então deixe-o organizado;

5.      BOTÃO CTA: no seu perfil o único local que direciona link é na Biografia, onde tem escrito “site”. Lá você deve fazer uma chamada para ação, mostrando o que as pessoas deve fazer para entrar em contato com você;

6.      HASHTAGS: há várias polêmicas quanto a elas, porém, são de grande valia para atrair novos seguidores. Então, a dica é: use até 15 no máximo e nos comentários. Mescle entre temáticas e as de sua localidade.

Observe nos prints a seguir, a sondagem e pesquisa no Instagram, clique no CTA e contato sobre o serviço por seguidores:

Imagem 1: seguidores novos que você atrai pela qualidade do conteúdo.

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Imagem 2: Botão CTA de contato no perfil acompanhado da descrição da BIO e a palavra-chave no nome do perfil.

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Imagem 3: Ao clicar no link, o seguidor escolhe qual a forma de contato.

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Imagem 4: antes de clicar em seu contato o usuário segue você, analisa sua conta e o que tem nela. Obs.: no print ocultei todas as fotos por privacidade da conta dos usuários, mas onde mostra a seta é o seguidor que posteriormente chamou no WhatsApp como mostra na imagem a seguir.

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Imagem 5: o chamado da seguidora pelo WhatsApp, onde mostro que ela veio de prospecção pelo Instagram.

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Então, este foi um dos fluxos que acontece diariamente e com dezenas de outros seguidores. Daí cabe agora transformar este seguidor em cliente após a reunião e fechar o contrato.

Estas ações me permite atrair os seguidores para meu funil, que no caso o processo final é pelo WhatsApp. Então quando uma pessoa entra em meu perfil, analisa os conteúdos, entende que algumas coisas podem melhorar em suas empresas, ela acaba clicando no CTA para solicitar uma mentoria por exemplo. Logo em seguida, há uma abordagem com a possível cliente e a reunião, no processo de fechamento da venda.

Obs.: utilizei aqui meu próprio exemplo para mostrar que são ações testadas e comprovadas e que você também consegue.

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