Você já deve ter notado nos últimos dias uma certa queda no engajamento do Instagram certo? Pois é, aconteceu mesmo e você sabe o por quê? Vamos lá que irei te explicar.
O IG é o queridinho do momento.
Atingindo a marca de mais de 1 bilhão de usuários em 20 de junho de 2018. A rede cresceu muito nos últimos meses e as consequências também chegaram.
Assim como no Facebook a bolha estourou, ou seja, são muitas contas, muitos posts diariamente e não dá para você ver tudo isso todos os dias, então, o IG limita o que você vê diariamente por uma série de fatores que compõe o ALGORITMO. Mas nada dos 7% que o Instagram limitou viu? Não entre nessa fake News.
Então, vamos ao algoritmo:
• INTERESSES: o IG entende que você gosta muito de um assunto pela forma de como você se comporta dentro do aplicativo. Se você curte, comenta muitos posts de marketing, por exemplo, ele entende que sua prioridade é este tema;
• CRONOLOGIA: o FEED CRONOLÓGICO deu lugar ao FEED DE RELEVÂNCIA em 2016, então o IG mostra a você conteúdos relevantes e atualizados;
• RELACIONAMENTO: o IG analisa as pessoas que você interage pelo DM, quem você marca em fotos, quais perfis visita… tudo isso você está passando informações ao IG de quem e o que você gosta;
• USABILIDADE: a frequência é fundamental. Se você usa muito, terá sempre conteúdos atualizados. Já aconteceu com você de zerar o feed? Tipo: quando você rola o feed mostra uma mensagem assim: isso é tudo em dois dias. Rsrsrsrs ou então se você entra pouco na rede, verá que receberá conteúdos mais antigos, mas com maior interesse;
• PERFIS QUE VOCÊ SEGUE: se você segue muita gente, verá uma quantidade bem menor de conteúdos, se você segue poucas, a probabilidade de ver todos os quase é bem grande.
Então minha gente, a questão é que realmente a bolha estourou, e cada vez mais você terá que chamar a atenção de seu seguidor com: conteúdos relevantes e anúncios para atingir uma maior quantidade possível de seguidores. Sem falar das outras estratégias como influencers, parcerias etc.